top of page

Projeto-Piloto NTZL

WhatsApp Image 2025-10-30 at 00.18.49.jpeg

Santuário Brasil Amado: Preservar é Transformar

brasil 2.jpeg

O Instituto Veadeiros apresenta com orgulho o Santuário Brasil Amado, um projeto-piloto inovador, localizado na Chapada dos Veadeiros, que representa um marco na aplicação prática da Metodologia NTZL. Mais do que uma área protegida, o santuário é um laboratório vivo de soluções para a preservação ambiental, o combate às mudanças climáticas e a valorização dos biomas brasileiros.

Aplicação da Metodologia NTZL

Iniciado em uma área de 181 hectares, o projeto do Santuário Brasil Amado se tornou o ponto de partida para algo muito maior. Hoje, a iniciativa já se expande para mais de 20 mil hectares de áreas vizinhas, onde proprietários aderiram voluntariamente à Metodologia NTZL. Essa adesão em rede demonstra o potencial de replicabilidade do modelo e o compromisso coletivo com a conservação.

 

A ampliação territorial por meio da junção de áreas vizinhas fortalece ainda mais a proteção ambiental, permitindo uma gestão integrada e eficiente, especialmente em ações de monitoramento, prevenção e combate a incêndios e outras formas de degradação. Áreas maiores e conectadas possibilitam o uso otimizado de tecnologias e recursos, além de ampliar a capacidade de resposta e vigilância sobre o território.

Desenvolvimento sustentável do Cerrado para o Brasil

brasil.jpeg

Além disso, essa região abriga o maior quilombo do Brasil, os Kalungas, e conta com mais de 10 comunidades quilombolas, entre São João da Aliança, Colinas do Sul, Niquelândia, Teresina de Goiás, Monte Alegre, Campos Belos e Cavalcante. A Metodologia NTZL é aplicada com foco na geração de créditos de carbono de alta adicionalidade, garantindo benefícios socioambientais concretos, como a inclusão de comunidades.

Um Legado em Construção

Atuando em conjunto com vizinhos e parceiros, o projeto também avança na formação de um corredor ecológico vital para a conectividade entre áreas preservadas, permitindo o fluxo genético e a resiliência dos ecossistemas da Chapada dos Veadeiros.

Mais do que uma área preservada, o Santuário Brasil Amado simboliza a visão do Instituto Veadeiros de que conservar é também transformar. Representa a união entre inovação, engajamento comunitário e soluções baseadas na natureza para enfrentar os desafios da crise climática. Vale ressaltar que o Santuário também será uma Área de Soltura de Animais Silvestres.

 

Ao apoiar esta iniciativa, você contribui para um modelo de futuro em que natureza e sociedade caminham juntas, um Brasil onde a riqueza dos biomas é reconhecida, protegida e valorizada para as próximas gerações.

Contato

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2025 por Instituto Veadeiros ®

bottom of page